6 de ago. de 2015

Geração de inovação – Metodologias, ferramentas e financiamentos.

1 – Objetivo
O objetivo deste workshop é apresentar um conjunto de elementos vitais para o processo de geração de inovação em empresas de base tecnológica. As etapas deste processo abordadas neste workshop serão criação de ideias, pesquisa tecnológica, gestão da inovação e busca de financiamento para o projeto inovador. Para cada uma destas etapas serão informadas e analisadas as principais metodologias e ferramentas.
Este workshop tem sentido prático, depois  de uma breve, porém histórica, visão dos conceitos de inovação, serão apresentados métodos e softwares úteis para a sua geração.  Serão focados principalmente os softwares livres disponíveis para cada etapa do processo e no final do workshop serão analisadas as formas de financiamento, os principais editais e entidades de financiamento.
De uma maneira geral entre os empresários se consolida a importância da inovação em um mundo globalizado. Entretanto, a gestão de todo o processo não é tarefa trivial, pois exige conhecimentos que o empresário moderno não tem tempo ou condições de alcançar. Este workshop se destina a preencher esta lacuna ao oferecer aos participantes as tendências de metodologia  e o ferramental para a boa gestão de inovação.
Espera-se que ao final do curso, o participante tenha condição de:
- selecionar as metodologias mais adequadas  para o processo de criação de inovação em sua empresa,
- tenha condição de informatizar este processo.
2 - Público alvo
Empresários, diretores de tecnologia, líderes de projetos e profissionais preocupados em melhorar a dinâmica da inovação em suas empresas.
3 – Conteúdo
A - Inovação
– Conceito de inovação
– Breve histórico: Schumpeter, Manuais de Frascatti e Oslo
– Tipos de inovação
– Aberta
-       H. Chesbrough
-       Open services innovation
– Disruptiva
-       C. Christensen
-       Atributos e características da inovação disruptiva
-       Cases: celular, PC, Apple, Intel, fast food, discos rígidos, Toyota.
– Incremental
– Radical
B – Metodologias
Para criação de ideias
-       Dinâmica padrão dos métodos de ideação
-       “A criatividade pode ser controlada.”  G. Altschuller
-       Métodos intuitivos: brainstorming, pensamento lateral, cinética etc.
-       “A imaginação é mais importante do que o conhecimento” – A. Einstein
-       Métodos analíticos: benchmark, análise de valor, oceano azul etc.
-       Métodos heurísticos: a família de métodos TRIZ.
-       “A simplicidade é o extremo da sofisticação.” L. da Vinci
Para pesquisa
-       A arte da pesquisa
-       Google Acadêmico
-       Inteligência competitiva
-       Google Finance
-       Portal Capes
-       Técnica As cinco melhores universidades
Para gestão da inovação
-       Gestão estruturada de ideias
-       Indicadores de concepção
-       Innovation balanced scorecard
-       Sistemas de incentivo
-       Radar da inovação
C - Softwares para a inovação
-       Desenho conceitual
-       Gestão do conhecimento
-       Softwares para grandes empresas
-       Softwares para pequenas empresas
-       Software livre para inovação
-       Como escolher um software livre para inovação
-       15 softwares livres para gestão de ideias
D - Financiamento para a inovação
-       Lei de Inovação
-       Comparação entre as formas de financiamento
-       Etapas do processo de desenvolvimento
4 – Metodologia
De forma esquemática, para cada um dos itens do workshop: conceito, metodologias, ferramentas e financiamento, serão apresentadas as tendências de mercado, cases e boas práticas. O foco principal do workshop será as pequenas empresas.
5 - Instrutor
- José Afonso Oliveira Júnior é consultor especializado na captação de recursos para produtos e serviços inovadores.
- Apoiou projetos de serviços e produtos inovadores que obtiveram financiamento não reembolsável nos editais: Tecnova, Subvenção econômica, Aquaviário, PRIME e CT Info da Finep, BNDES, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Sebrae, CNPq, Faperj, CGI, Banco do Nordeste, (Comitê Gestor da Internet) e Fapeg.
- Participou de bancas de avaliação de projetos da Finep, BNDES, Faperj, Finep-Sebrae e Subvenção econômica, Riosoft.
- Formação: Doutorado em Engenharia Naval – COPPE – UFRJ. Mestre em Engenharia de Produção - COPPE – UFRJ. Pós-graduado em Marketing empresarial – UFF. Formado em Física – UFF.
6 - Investimento
- R$ 720 para pagamento até 15/8/15,
- R$ 850 até  1/9/15.
- Incluso almoço no restaurante Shin Miura (IBEF  - Ed. Av. Central –Centro RJ)
7 – Data e duração:
Dia 3/9/15  de 9 às 18 h.
8 - Material a ser entregue
Slides da apresentação, Manual de Oslo e Frascatti, artigos variados sobre gestão da inovação.
9 – Local
IBEF – Inst. Brasileiro de Executivos de Finanças – Ed. Av. Central, Av. Rio Branco 156, 4º andar, sala PwC.
10 – Inscrições e esclarecimentos
Mail: cursos@alvissareira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário