Workshop: 7/7/17 – IBEF-Rio de Janeiro
Objetivo
O objetivo deste workshop é apresentar o número expressivo de agências internacionais de fomento que continuam investindo em projetos brasileiros, apesar da crise pela qual passa o país. Atraídos por um grande mercado, ativos e recursos humanos de custo baixo, o capital internacional continua financiando de forma NÃO reembolsável novos produtos, serviços e processos desenvolvidos no Brasil.
O objetivo deste workshop é apresentar o número expressivo de agências internacionais de fomento que continuam investindo em projetos brasileiros, apesar da crise pela qual passa o país. Atraídos por um grande mercado, ativos e recursos humanos de custo baixo, o capital internacional continua financiando de forma NÃO reembolsável novos produtos, serviços e processos desenvolvidos no Brasil.
Pretende-se que ao final do
workshop, o participante tenha uma visão objetiva das oportunidades
internacionais de financiamento NÃO reembolsável e possa criar uma estratégia
de captação destes recursos.
Público alvo
Empresários, gerentes e líderes
de projeto, gestores e profissionais de entidades interessados em obter
recursos NÃO reembolsáveis para o desenvolvimento de produtos, serviços e
processos.
Conteúdo
1 - Como montar uma estratégia de captação de recursos
internacionais
1.1 - Como identificar oportunidades em editais
internacionais?
1.2 - Principais tipos de financiamento, editais e agências.
1.3 - Como criar uma estratégia de financiamento NÃO
reembolsável com capital internacional?
1.3.1 - Enquadramento do projeto na linha do
investimento.
1.3.2 - Definindo prioridades.
1.3.3 - A multidisciplinariedade e a
interdisciplinaridade de temas e projetos.
1.3.4 - Transversalidade de um setor econômico.
1.3.5 - Parcerias com universidades e centros de
pesquisa.
1.3.6 - Centros de apoio para parcerias
internacionais.
1.3.7 - Como acessar financiamento NÃO reembolsável
internacional?
2 – Fontes comuns de financiamento para todas áreas:
BID, Horizon 2020, CAF (América Latina), Knight Foundation etc.
2.1 - Horizon 2020 – Europa
2.1.1 - Maior fonte de recursos do mundo: €$ 80
bilhões
2.1.2 – Histórico desde 1987
2.1.3 - Tipos de projetos e valores
2.1.4 - Maturidade do projeto: como medir (TRL)
2.1.5 - Formas de participação no H 2020
2.1.6 - Chamadas conjuntas Comunidade Europeia e
Brasil de 2014 a 2016
2.1.7 - Projetos brasileiros vencedores
2.1.8 - Onde achar os editais do H 2020
2.2 - BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.
2.3 – CAF – América Latina.
2.4 – Outras agências de fomento.
3 – Fontes de recursos para projetos científicos e
tecnológicos.
3.1 - Inovação e critérios para seleção de projetos
tecnológicos.
3.2 – Google.
3.3 - Fundação Gates.
3.4 – Intel.
3.5 – Outras agências de fomento: Cosme, Fund Baxter, Saving
Brains, Guggenheim, National Geographic etc.
4 – Fontes de recursos para projetos ambientais e
energéticos.
4.1 – Relacionamento entre as questões ambiental e
energética.
4.2 – Fontes de recursos para projetos
ambientais: Japan Fund, Waterloo, PNUMA, Fundação KR, Elsevier, JIT Foundation,
Global Forest Watch, DWHH, Goldman Prize, St Andrews Prize etc.
5 – Fontes de recursos para projetos sociais.
5. 1 - Critérios para avaliação de projetos sociais.
5.2 - Resultados e impactos de um projeto.
5.3 - Agências de fomento focadas no setor
social: Banco Mundial, PNUD, UNICEF, UNESCO, UNDEF, Fundo REACH, Saving Lives, MacArthur.
5.4 - Onde se atualizar sobre fontes de financiamento
para o setor social.
6 – Crowdfunding internacional.
6.1 - Esquema de funcionamento do crowdfunding.
6.2 - Prioridades e critérios.
6.3 - As maiores plataformas internacionais de
crowdfunding: Kickstarter, Crowdfunder, AngelList, Crowdclub etc.
7 – Prêmios e incentivos oriundos de embaixadas.
Metodologia
A partir da apresentação dos
principais critérios usados pelas agências internacionais para escolha de
projetos para financiamento NÂO reembolsável, serão expostas e debatidas as
questões mais importantes para elaboração de uma estratégia de captação de
recursos para empresas e entidades brasileiras
Palestrante: José Afonso Oliveira Júnior
·
Consultor especializado na captação
de recursos para produtos e serviços inovadores. É professor de inovação e
captação de recursos da FGV-RJ e consultor da FGV Projetos.
·
Participou de bancas de avaliação de
projetos da Finep, BNDES, Faperj, Finep-Sebrae e subvenção econômica.
·
Apoiou projetos de serviços e
produtos inovadores que obtiveram financiamento não reembolsável nos editais:
Tecnova, Subvenção Econômica, Aquaviário, PRIME e CT Info-Finep, BNDES, BID
(Banco Interamericano de Desenvolvimento), Sebrae, CNPq, Faperj, CGI (Comitê Gestor
da Internet) e Fapeg. Atualmente apoia o financiamento de produtos e serviços
inovadores e a aplicação da lei do Bem em grandes e médias empresas.
·
Formação: Doutorado em Engenharia
Naval – COPPE – UFRJ. Mestrado em Engenharia de Produção - COPPE – UFRJ.
Pós-graduado em Marketing empresarial – UFF. Formado em Física – UFF.
Data e duração
7/7/17, sexta feira, de 9 às
18 h.
Material a ser entregue
Slides da apresentação, Funding Strategies &
Sources for International Research Cooperation, Manual de Oslo, Fontes de
financiamento nacionais e internacionais para projetos sociais, Pontos focais
do H 2020 no Brasil.
Local
IBEF-RJ – Inst. Brasileiro de
Executivos de Finanças – Ed. Av. Central, Av. Rio Branco 156 4º andar, sala
PwC. – Rio de Janeiro. Ao lado da Estação Carioca do
Metrô.
Investimento
- R$ 700 para pagamento até 30/6/17
- R$ 800 até 6/7/17.
Inscrições e esclarecimentos
Mail: cursos@alvissareira.com.br
Enviei email demonstrando interesse em participar com um grupo de pessoas, mas não fui respondido. Esse evento realmente acontecerá?
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