1 - Objetivo
O incentivo à inovação no Brasil e no mundo tem baixado significativamente o custo do crédito para o desenvolvimento e o lançamento de produtos e serviços inovadores. O objetivo deste workshop é apresentar as melhores fontes de financiamento reembolsável para projetos inovadores.
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Também se pretende apresentar as diferentes formas de solicitação de capital de acordo com os agentes financiadores e as perspectivas de financiamento segundo os interesses das pequenas empresas.
Resultados esperados
Espera-se que ao final do curso, o participante tenha condição de:
identificar os financiamentos possíveis para seus projetos,
selecionar os financiamentos de acordo com a etapa de desenvolvimento do projeto,
planejar o fluxo de caixa da empresa de acordo com potencial de financiamento por produtos ou projetos,
estruturar planos de negócios, projetos ou cartas de interesse,
modelar seu projeto de acordo com a agência de fomento.
2 - Público alvo
Empresários, diretores e gerentes financeiros, de tecnologia e de desenvolvimento de produto, líderes e coordenadores de projetos e todos aqueles interessados em viabilizar financeiramente novos produtos e serviços.
3 – Conteúdo
3.1 – Cenário Brasil
Funding no Brasil e o ciclo de desenvolvimento de produto
Inovação e mercado
Tipos de inovação
A inovação como critério para captar financiamento
Agentes de crédito para a inovação no Brasil: BNDES, Finep, CEF, AgeRio, TI Cred etc.
Os melhores agentes de crédito para a inovação do Brasil:
- por taxa de juros,
- pelo valor do financiamento,
- por prazo de pagamento,
- por prazo de carência,
- por garantia.
Principais programas orientados para inovação: Prosoft, Psi, Funtec, Pro Inova, Inova Brasil, Finame entre outros.
Diferenciais entre os agentes de fomento: financiamento de imóvel, apoio às atividades comerciais, taxa fixa etc.
Incentivos fiscais: Leis do Bem e de Inovação.
- Quem pode usar a lei
- Uso automático da lei, sem edital ou concorrência.
- Benefícios com a contratação de pessoal.
- Isenções de 50% a 250% nos projetos com universidades.
Debate: participantes narram suas experiências na captação de recursos.
3.2 – Como solicitar o financiamento
Formatos: plano de negócios, projeto e carta de interesse
Projeto – O modelo PMI
- As nove áreas do conhecimento - PMBOK
- Modelo PMI aumentado: mercado e inovação
Modelos de planos de negócios
- Medindo os capitais intangíveis
- Os seis capitais: estratégico, relacionamento, estrutural, ambiental, humano e financeiro. Análise do plano de negócios do BNDES
A carta de interesse.
O formulário de prestação de contas da Lei do Bem
Etapas do processo de financiamento
Critérios para a análise financeira
Critérios para a análise contábil
Planejamento anual de financiamento por produto
Análise de casos
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